Seu amigo esteve aqui - a história do desaparecido político Carlos Alberto Soares de Freitas, assassinado na Casa da Morte

by Cristina Chacel

Blurb

Em 15 de fevereiro de 1971, Carlos Alberto Soares de Freitas, conhecido como Beto pelos amigos e Breno pelos companheiros de militância política, foi preso no Rio de Janeiro. Nunca mais foi visto. Ele era um dirigente da organização clandestina de esquerda VAR-Palmares. O Estado jamais prestou contas de seu desaparecimento e seu corpo até hoje não foi encontrado.

Pela força de sua liderança, Beto era capaz de atrair para a resistência política inúmeros jovens – entre eles a então secundarista de dezesseis anos Dilma Rousseff, atual presidente da República e uma das personagens dessa trama. Uma década após seu desaparecimento, descobriu-se que ele foi assassinado em uma casa em Petrópolis, onde presos políticos eram mantidos em cárcere privado, sendo torturados e quase sempre mortos.

A jornalista Cristina Chacel refaz essa trajetória, pesquisando em arquivos e costurando informações fragmentadas, de parentes e amigos. Com uma narrativa eletrizante, ela descreve em detalhes o ambiente da ditadura militar, que marcou o destino de mais de uma geração.

Member Reviews Write your own review

Be the first person to review

Log in to comment