Bérénice

by Jean Racine

Blurb

Bérénice é uma tragédia do dramaturgo francês Jean Racine, representada pela primeira vez em 1670. Racine aparentemente escolheu o tema da separação do imperador romano Tito e de Berenice para concorrer com Pierre Corneille, que preparava no mesmo momento a peça Tite et Berenice.
Suetónio conta a história do imperador e da rainha da Palestina; como Roma opunha-se a casamento, Tito deveria enviar Berenice de volta para sua casa, invitus invita. Racine eleva a ligação, sem deixar cair na banalidade o amor de um Romano com a sua amante, ao nível de um amor absoluto e trágico.
A tragédia nasce do afrontamento de dois imperativos inconciliáveis. Tito não podia por em perigo a sua missão à frente dos destinos de Roma em nome da paixão que o unia a Berenice. A peça sustentava ser possível proceder por reviravoltas e golpes de teatro para unir e depois separar com sucesso as duas personagens.
Racine escolheu, ao contrário das tendências, a supressão de todos os eventos que poderia fazer sombra à acção única do drama: o anúncio, por Tito, da escolha que faz para romper com Berenice.

Member Reviews Write your own review

Be the first person to review

Log in to comment