Mémoires de deux jeunes mariées

by Honoré de Balzac

Blurb

Mémoires de deux jeunes mariées é um romance de Honoré de Balzac publicado em 1841 em forma de romance-folhetim no jornal La Presse em duas partes sob dois títulos diferentes: Mémoires d'une jeune femme e Soeur Marie des Anges. Foi publicado por Furne em 1842 nas Cenas da vida privada e dedicado a George Sand, cuja força de caráter certamente inspirou o autor da Comédia Humana.
Este romance permanece, porém, à margem dos que constituem a Comédia Humana, na medida em que é o único romance epistolar de Balzac. Sténie, seu primeiro romance, permaneceu inacabado. Quanto a O lírio do vale, trata-se essencialmente de um relato em primeira pessoa disfarçado sob a forma de carta, para Balzac o "único sistema capaz de tornar verossímil uma história fictícia".
O título definitivo não dá a medida exata do poder e, às vezes, da violência deste romance não totalmente equilibrado. A primeira parte apresenta uma personagem feminina totalmente contemporânea a nossa época: capaz de lutar contra os seus para escapar às leis da família, capaz de paixões extremas, capaz de tudo para viver de acordo com suas concepções. Ela faz parte destes meteoros humanos que atravessam a Comédia com esplendor.

First Published

1842

Member Reviews Write your own review

Be the first person to review

Log in to comment