Oblomov

fiction by Ivan Goncharov

Blurb

Oblomov é o mais conhecido romance do escritor russo Ivan Goncharov, publicado pela primeira vez em 1859. Oblomov é também o nome dado ao herói do romance, muitas vezes visto como a última encarnação do homem supérfluo, uma característica simbólica na literatura russa do século 19. Este romance foi comparado a Hamlet de Shakespeare por responder "Não!" à questão "Ser ou não ser?".
Oblomov é um jovem e generoso nobre incapaz de tomar decisões importantes ou empreender quaisquer acções significativas. Ao longo da história ele passa a maior parte do tempo na cama ou no sofá - durante as primeiras 150 páginas do romance, Oblomov não consegue sair de sua cama. O livro foi considerado uma sátira à nobreza russa cuja função econômica e social era cada vez mais posta em cheque na Rússia em meados do século XIX.
O romance foi muito popular quando saiu na Rússia e alguns de suas personagens e ações tiveram influência sobre a cultura e a linguagem russa. Oblomovshchina, ou Oblomovismo, tornou-se uma palavra russa usada para descrever alguém que exibe os traços de personalidade de preguiça ou inércia semelhantes aos da personagem principal do romance.

First Published

1859

Member Reviews Write your own review

KlauDa

Klauda

Oblomov ist neben Falstaff und dem Quichote die faszinierendste Figur der Literaturgeschichte. Viele Schriftsteller haben diese Topics aufgegriffen und in unzähligen Varianten vorgestellt.

0 Responses posted in December
Log in to comment